Como saber onde fazer publicidade para alcançar o público de cada negócio?

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Neste artigo elaborámos um pequenino plano de três passos, que acreditamos proporcionar toda a diferença na comunicação dos vossos negócios.


1. Antes de tudo - publicidade para quem?


 Livro SOS Negócios
sosnegocios.net

No capitulo Comunicação Publicitária do livro SOS Negócios encontramos títulos muito sugestivos, como: Primeiro a namorada, depois as amantes; Os amigos da namorada; Onde fazer publicidade. Nessas página temos a explicação do primeiro e mais importante passo a dar para poder responder à pergunta: Como saber onde fazer publicidade?

Um senhor chega a uma papelaria e pergunta:
- Desculpe, vocês vendem daqueles cartões que dizem “para o meu único amor”?
- Temos sim.
- Ótimo! Preciso de 10 cartões por favor.

Vamos imaginar que eu e você temos uma pequena loja onde vendemos sapatos. A nossa ideia inicial é ter sapatos para homem, mas também para mulher e crianças, porque, na maioria das vezes, os homens fazem as compras acompanhados pelas suas mulheres e não é raro trazerem os filhos também. Por outro lado, quem procura uns sapatos novos, pode estar a precisar de umas meias novas e um cinto para combinar. O que pretendemos é que o homem possa encontrar o que procura, mas a mulher também possa ver algo que goste e, quem sabe, para as crianças também. A nossa loja tem 50 m2. Neste espaço conseguimos expor 40 modelos para homem, 20 para mulher e 15 para criança, 20 modelos de meias para homem e 15 cintos para homem. Quais são as probabilidades das crianças encontrarem um par de sapatos que gostem e de gostarem do ambiente da loja? E as mulheres? E os homens? E o que acontece quando o homem não encontra o que procura? Deixa de ir à loja. Ele, a mulher e os filhos.

A forma como vejo isto é mesmo muito simples: ainda a pessoa não arranjou uma namorada e já está a pensar em como pode ter amantes.

Resumindo... Antes de queremos saber onde, é preciso saber muito bem, para quem! Quantos mais dados tivermos sobre o nosso público-alvo mais fácil se torna saber por que meios privilegia ser contactado. Tal como quando queremos conquistar uma pessoa e tudo fazemos para reunir o máximo de informação sobre ela (hobbies, profissão, interesses, convicções, etc.), para a surpreender com a nossa presença e opiniões. Nos negócios é igual. Para saber onde devo fazer publicidade, tenho antes de saber descrever quem quero alcançar.

publicidade no facebook

A recolha de dados sobre os clientes e potenciais clientes, é uma tarefa permanente e das mais importantes para que qualquer negócio seja bem sucedido. É assim que, por exemplo, impérios como o Google e o Facebook conseguem gerar os seus milhões. Sabem muita coisa sobre os seus utilizadores e depois vendem essa informação a empresas anunciantes, que fazem publicidade apenas aos utilizadores com o perfil que lhes interessa (idade, interesses, localização...). Igual função têm os cartões de fidelização dos supermercados, que recolhem todos os dados de consumo que descrevam o comportamento e hábitos dos seus clientes.

Ideias para recolher informação sobre os nossos potenciais clientes:
  • Se já tem clientes, envie-lhes questionários para responderem e compensem esses gestos com ofertas que valham a pena esse esforço, ou façam um concurso com um grande prémio;
  • Se ainda não têm clientes podem recorrer a bases de dados públicas, como as da Marktest, do INE e do PORDATA;  
  • Ser criativo. Era uma vez, uma marca de comida para gatos que fez o seguinte: Colocou uma mensagem na caixa de correio de muitas pessoas, a dizer qualquer coisa deste género: Se tem um gato e quer dar-lhe a alimentação que ele merece, coloque este símbolo na sua caixa de correio, para sabermos onde podemos deixar as nossas amostras gratuitas. E assim conseguiram identificar a localização de vários donos, a quem foram compensando e pedindo mais informação...

O objetivo é conseguir cruzar informações como (atenção que os exemplos não têm qualquer base de investigação):

Pessoas que gostam de animais, têm um animal de estimação (65%), normalmente também gostam de alimentos biológicos (25%), vivem mais próximo das áreas rurais, ocupam lugares de chefia nas suas empresas, vêem pouca televisão, atualizam-se através da internet; Pessoas que compram o que está na moda, gostam de sair à noite, têm salários acima da média e 75% desse universo são do género feminino, que prefere (80%) ir às lojas do que comprar online. Todas estas informações irão permitir dizer as coisas certas, às pessoas certas, nos momentos certos.


2. Agora - onde fazer?




Por esta altura já devem conhecer o nosso mais que tudo Mufip.pt. E sabem que não é exagero dizer que esta ferramenta faz por ser a sua melhor amiga de muitas empresas, quer as que procuram saber onde fazer publicidade, como as que querem dar a conhecer as suas oportunidades de publicidade a potenciais anunciantes.

Com esta plataforma tornou-se muito mais simples saber onde é mais adequado fazer publicidade para alcançar determinado público. Vejamos o seguinte exemplo. O Marco precisa divulgar as novas pranchas de surf que vende na loja. Pensa em fazer publicidade e recorre ao Mufip.pt. Na pesquisa indica as características dos potenciais clientes que pretende alcançar, nomeadamente a sua localização, faixa etária, capacidade económica, género, nacionalidade, interesses, etc. Com esta pesquisa, o Marco irá obter informação sobre o que há de oportunidades de publicidade e a que preços (em jornais, televisão, outdoor, indoor, internet, ações de rua, etc.), para atingir esse público. Fácil!

Neste artigo temos vídeos a explicar como tudo funciona e como podem usufruir da plataforma gratuitamente.


3. Muito bem, agora como fazer?


Já sabendo quem queremos alcançar e os melhores veículos de comunicação a utilizar, falta abordar algumas ideias de como é que se podem criar mensagens publicitárias mais atraentes.

A primeira regra é saber que não podemos comunicar de forma igual para públicos diferentes. Imaginem que inventaram um novo fármaco. O vosso consumidor é o doente, mas o médico é o vosso preescritor. Faz sentido tentar vender os benefícios desse medicamento a um médico, tal como o apresentariamos ao consumidor? Claro que não. Mais uma vez, é preciso definir muito bem, quem serão os destinatários das nossas mensagens. Quanto mais informação tivermos mais criativos podemos ser. O novo tarifário de uma operadora de telemóvel chama-se WTF (what the f***). Expressão que os adolescentes conhecem muito bem. Mas o mais provável é que passe ao lado das faixas etárias mais avançadas. Já agora, para os estudiosos de marketing, eis duas opiniões contrastantes sobre esta campanha: WTF Optimus? Medo... VS WTF - Novo anúncio. Ou será paródia.


www.melocom.es


Lembram-se do cãozinho fofinho que aparecia nos anúncios do papel higiénico scottex? Basicamente a marca queria que o consumidor associasse a palavra "fofinho" àquele papel. Então, em vez de dizer simplesmente, o nosso papel é fofinho, mostrou o que para eles é fofinho lembrando que fofinho é o pelo de um cachorrinho. E já quase toda a gente deu festinhas num cachorrinho e sabe qual e a sensação. Depois é só associar o fofinho do cachorrinho, ao gesto de limpar o rabinho (atenção: a imagem de cima é apenas uma paródia... o anúncio verdadeiro pode ser visto aqui (vídeo). Vejamos como isto funciona!

No livro SOS Negócios, o capítulo Comunicação Publicitária, apresenta um modelo criativo para construir mensagens mais atraentes. Vamos fazer a síntese das sínteses...
  1. Identificar o que queremos que o público-alvo pense sobre o nosso produto ou serviço.
  2. Resumir isso numa palavra mentalmente, do género: Tu, que sabemos que gostas disto e isto e que sentes estes e estes constrangimentos, deves comprar este produto porque vai dar-te o "que?" que procuras.
  3. Encontrar uma analogia em que as pessoas reconheçam a palavra prazer.
  4. Associar o seu benefício de prazer com essa analogia.
  5. Construir uma pequena frase com o resulta.
  6. Ilustrar.
  7. Está feito o anúncio!

Aproveite as oportunidades de comunicação do dia-a-dia


barbiegirlfashionistasblog.blogspot.com


Em 2012 a boneca Bárbie candidatou-se a presidente dos Estados Unidos da América. Com esta iniciativa a marca quis aproveitar o tema das eleições, um assunto na boca do mundo, para que a boneca fosse à boleia dessa discussão. Votos e fotografias de apoio envolveram fans e curiosos nesta conversa, por esse mundo fora.

O dono de um restaurante lembrou-se em oferecer apostas no euromilhões a quem fosse lá comer. Pagou para aparecer nas noticias dos telejornais? Não! Foi visto por milhares de pessoas? Sim!

Estes exemplos referem-se a situações que tinham notoriedade, popularidade, associações positivas (como a marca também pretende ser vista), que foram aproveitadas para benefício da comunicação destes negócios.

A Volkswagen lembrou-se da Guerra das Estrelas para promover os seus carros...



... nisto, o pessoal do filme Thor, lembrou-se em pegar nessaa brincadeira e fazer isto! Escusado será dizer que tiveram muitíssimas mais visualizações que a versão original.




Para identificar e aproveitar oportunidades de publicidade, deixamos as sugestões do livro SOS Negócios: "pense nas tendências do presente, para onde estamos a ir, a que assuntos estamos a dar mais importância, o que nos faz rir e ser felizes, o que nos deixa tristes e preocupados; pense em algo caricato que tenha acabado de acontecer, que esteja na boca das pessoas e que possa aproveitar para potenciar a comunicação do seu negócio".

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