O sexo na publicidade e a posição polémica da mulher

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Diz-se que o sexo vende. E aparentemente está certo. Estamos a pensar por exemplo da super bem sucedida série Game of Thrones. Bem escrita, bem contracenada. Mas será que teria o mesmíssimo impacto se lhes tirássemos todas as cenas de sexo? Que na sua maioria são de mulheres despidas, praticando relações ora com homens ora com outras mulheres?

filmcrithulk.wordpress.com

Bom, mas também se diz que só funciona realmente quando utilizado para vender produtos ou serviços que tenham a ver com sexo. Não querendo fazer considerações a favor ou contra estas teorias, porque tal iria remeter-nos para a necessária análise de variadas opiniões (como esta) e estudos já realizados sobre esta matéria, quisemos apenas ir ao encontro de anúncios, velhos e novos, que apelassem ao erótico e que apresentassem como é que o olhar sobre o papel da mulher na sociedade tem evoluído.

1. Para começar, um pequeno aquecimento


Mesmo quando existe para ele e ela, o peso de um dos sexos é simplesmente inegável. Este vídeo prova bem isso. Tem 1 minuto e 7 segundos no total, portanto, não havendo muito tempo a perder... há que dar força ao sexo dominante. Durante 1 minuto, aparece uma mulher que vai tirando a roupa. No tempo restante, informa que também é possível despir homens. O vídeo explica bem do que se trata. Mais sobre esta campanha pode ser lido aqui.



2. Olhando para o passado, a mulher submissa


Encontrámos vários anúncios dos anos 40 a 70, que colocam a mulher como a dona de casa, que serve para cuidar do marido, que adora tachos e aspiradores, porque o sonho dela sempre foi o de cozinhar e limpar a casa para toda a vida... Se pensarmos que as agências de publicidade daqueles tempos eram governadas por homens, percebemos que tudo faz muito sentido! A conhecida série MAD MEN, faz um bom retrato de como uma agência de publicidade fazia a sua arte criativa. Fontes: http://neatdesigns.net/http://inspirationfeed.com/

 

 

 
 


3. Uma visão machista que persiste...


Hoje, que vivemos tempos modernos, em que a mulher e o homem têm o mesmo dever de cuidar da casa e dos filhos, a mulher ganha uma expressão sexual mais forte. É interessante ver como a imagem da mulher sexy é utilizada para vender produtos tão diferentes entre si. E claro está, sempre para fazer as maravilhas do género autoconsiderado dominante. Fontes: http://www.cssdesignawards.com/





 



4. A mulher como um objeto de impossível "perfeição"


Para terminar, temos a Jean Kilbourne, que tem realizado estudos pioneiros sobre a representação do género na publicidade e que recorre a vários anúncios neste vídeo, para dizer que nestes últimos 40 anos nada mudou e que a publicidade continua a usar a mulher como um objecto, agora apresentada fisicamente de forma completamente irrealista, de acordo com um estereótipo de beleza sem sentido. Para saber mais sobre este tema podem visitar o site da Jean Kilbourne.






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